quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eclipse da Lua na madrugada de 15 de Abril de 2014 - Lua de Sangue? Lua Sangrenta? Afinal o que é isso?


O que tem de especial o eclipse da lua que ocorre em 15/04/2014?
Porque está sendo chamado de Lua de Sangue?
O qual a diferença entre esse e outros eclipses?
Quando começa? Quando termina?

Bom, essas devem ser algumas das perguntas que estão rondando a cabeça de quem pela primeira vez está interessado em ver um eclipse ou sem querer foi capturado por algum post na Internet.

Vamos tentar responder a todas as questões (e da melhor maneira possível)

O que são Eclipse ?
Em primeiro lugar, eclipse são fenômenos naturais (nada de sobrenatural neles, além da beleza e regularidade impressionante do cosmos), acontecem toda vez que a sombra da Terra encobre a Lua ou a Lua se coloca entre a Terra e o Sol. Os primeiros e mais frequentes são chamados de eclipses lunares (a lua fica escurecida por algumas horas pela sombra da Terra) e eclipses solares (a lua esconde o Sol e aqui na Terra (em uma pequena parte dela tudo escurece)).

Eclipses solares são extremamente perigos para os olhos, podendo causar lesões sérias. Eclipses lunares podem ser tranquilamente vistos sem uso de proteção alguma para a visão.

Como será o eclipse de 15/04/2014?

Esperamos que o céu esteja aberto, sem nuvens para que possamos acompanhar bem esse espetáculo.
Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril de 2014 será visível em toda a América do Sul, Central e América do Norte, além da Nova Zelândia e em parte da Austrália e terá ao todo mais ou menos 78 minutos  de duração (dependendo do local do observador).
Será o primeiro de uma série de quatro eclipses totais da Lua que acontecerão em sequência, mais ou menos a cada seis meses, sem que haja nenhum eclipse parcial entre eles, um fato raro na astronomia.
Para São Paulo começará perto das 2h da madrugada do dia 15 ( horário de Brasília) e terminará por volta das 6h da manhã com o nascimento do Sol. Para saber o horário em outra localidades no Brasil, vá até

Veja a ótima representação do site http://www.momentoastronomico.com.br/#eclipse


Veja também a animação do eclipse ( feita para o hemisfério norte, não se preocupe com a marcação das horas, lá será um pouco mais cedo)  http://shadowandsubstance.com/


Luas de Sangue?

Bom, para os astrônomos o termo não tem relação alguma com desastres ou alguma coisa terrível, simplesmente a cor da luz ficará a vermelhada em função dos raios de luz que passam pela atmosfera do nosso planeta.
"...Nessas ocasiões, por conta da refração da luz na atmosfera terrestre, a Lua fica com uma coloração avermelhada, mais ou menos acentuada dependendo das posições relativas entre o Sol, Terra e Lua (note que eu nem quis mais usar o termo alinhamento!), mas também depende da quantidade de particulado suspenso na alta atmosfera, como cinzas vulcânicas. Isso já é conhecido há milênios! Há séculos existe uma escala para classificar a cor que a Lua atinge nessas ocasiões, a escala de Danjon. Por conta dessa tonalidade avermelhada, a Lua acabou sendo chamada, por uns poucos, de Lua de sangue, mas alguém achou melhor chamar de Lua sangrenta. Melhor para assustar as pessoas, claro!..."
Se quiser saber da explicação completa de um pulinho em http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/menos-sangue-mais-astronomia.html ótima matéria a respeito.

Dicas:

Para observar o fenômeno...fique acordado...rs
  • Reúna um grupo de amigos...pelo menos mais uma pessoa ( é sempre bom compartilhar e aproveitar para refletir sobre a nossa pequenez diante do cosmos e a maravilha que é poder presenciar fenômenos assim e sua regularidade)
  • Prepare uma bebida quente, comidas leves e se agasalhe se necessário para passar a noite,
  • Se tiver um binóculos, ótimo ele poderá ajudar bastante na falta de um instrumento maior como um telescópio.
  • Tire fotos ( não esqueça de regular a máquina para esse tipo de exposição)
  • Consulte o máximo de informações e sites, blogs e etc....quando mais conhecimento mais você apreciará o fenômeno.
  • Se tiver um simulador como o software Stellarium, use será interessante saber a posição da lua e seu movimento ao longo da noite.
Para saber de transmissões ao vivo na Internet leia: http://navegandopelouniverso.blogspot.com.br/2014/04/trasmissao-ao-vivo-do-eclipse-de-15-de.html
Para ver transmissão direto dos USA: http://www.navegandopelouniverso.blogspot.com.br/2014/04/eclipse-da-lua-ao-vivo-direto-dos-usa.html

Fontes:
http://www.momentoastronomico.com.br/#eclipse
http://shadowandsubstance.com/
http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html?spref=fb#.U0dh8fldXQU
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/menos-sangue-mais-astronomia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário